CATEGORIA B+E – LIGEIROS COM REBOQUE

Escola condução Moderna

Documentos necessários:

Documento de Identificação

Contribuinte

Atestado Médico

2 Fotografias originais, tipo passe

A categoria B+E abrange um conjunto de veículos – ligeiro mais reboque – cujos pesos excedem os previstos para a categoria B (ligeiros).

 

Esta categoria não tem componente teórica nem prática obrigatórias, é apenas realizado e agendado um exame prático. No entanto, pode se assim o desejar, fazer a marcação de algumas aulas práticas, mediante o respetivo pagamento das mesmas. Ou, por outro lado, pode simplesmente reservar o reboque para o dia em que vai realizar o exame prático.

 

Eis algumas das exigências mínimas para a realização do exame prático:

  • Demonstrar conhecimento e proceder à verificação do mecanismo de acoplamento, sistema de travagem, ligações elétricas e dos fatores de segurança relativos às operações de carga do veículo – carroçaria, chapas, portas do compartimento de carga, travamento da cabina, processo de carregamento e amarração da carga;

 

Na prova dedicada à avaliação em circulação urbana e não urbana, o candidato deve:

– Arrancar após estacionamento, circular em vias de alinhamento retilíneo e curvilíneo – com cruzamento de veículos –, circular por rotundas, passagens para peões e subidas e descidas de inclinação acentuada, com pelo menos 8% de inclinação; abordar e atravessar cruzamentos e entroncamentos; realizar a mudança de direção, pré-seleção de vias, mudança e condução em pluralidade de vias de trânsito;

– Realizar uma condução económica e ecológica, tendo em conta as rotações por minuto e a utilização correta da caixa de velocidades, entre outros cuidados;

– Tomar as precauções necessárias ao sair do veículo.

Além disso, não podemos esquecer que conduzir um veículo com reboque requer, da parte do seu condutor, alguns cuidados e atenções especiais, tais como, verificar o sistema de engate, o seguro, as luzes do reboque (luz de presença, piscas, luz de chapa de matrícula, refletores triangulares vermelhos à retaguarda e brancos não triangulares à frente), entre outros.

 

O reboque cujo peso bruto (massa máxima) seja igual ou inferior a 300 kg deve possuir, à retaguarda, uma chapa de matrícula igual à do veículo ligeiro. Caso exceda os 300 kg, o condutor deve ter um Certificado de Matrícula, tendo em conta que, neste caso, o reboque terá a sua própria matrícula.

 

Por último, recomendamos que tenha em especial atenção a realização de manobras (nomeadamente, a marcha-atrás), devido às novas dimensões que o seu veículo adquire, ao lhe ser acoplado um reboque, uma vez que passa a ter pouca visibilidade.

 

Boa Sorte!